Seul

Palácio Deoksu-gung

Fatos interessantes: Capital sul coreana, Seul está entre as cidades mais densamente populosas do mundo e dizem que é fácil se perder por suas ruas. A cidade é rica em arquitetura possuindo dois sítios listados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: o Palácio Changdeonkgung e o Santuário Jongmyo, além de  outros inúmeros destinos de interesse cultural.

Do aeroporto até o Hotel: Do aeroporto Incheon é possível ir até o centro da cidade de ônibus ($15) que te leva até a porta dos principais hotéis da cidade ou trem ($8). Táxis são caros chegando a custar $70. Optamos por já iniciarmos nossa aventura por Seul tentando chegar no hotel de trem (43 minutos). Pegaremos o express trem A’REX até a estação de Seoul e de lá seguiremos de metro até a estação City Hall ($2), linha 2 saída 7 (bairro Myeongdong).

Como se locomover: É possível conhecer a maior parte da cidade por meio do metrô, segundo mais usado do mundo e que hoje conta com 17 linhas. As estações estão todas sinalizadas em coreano e inglês e cada uma possui uma cor distinta. O preço das passagens são de acordo com a distância percorrida iniciando por 1,150 Wons mais um depósito reembolsável pelo cartão magnético.

Para quem irá ficar em Seul por um período de 2 semanas ou mais, é recomendável adquirir o cartão T Money, ele custa $3 e basta abastecê-lo com créditos em qualquer loja de conveniência e seguir viagem pelas estações de metro. Mesmo para aqueles que não irão ficar muito tempo em Seul o uso deste cartão é uma boa pedida já que ele pode ser utilizado para pagar os taxistas, passagens de ônibus, usos de lockers, por exemplo. Além de ser útil na hora de evitar as longas filas para compra dos tickets de metro nos chamados vending machines.

Atividades:

Primeiro Dia
Palácio Gyeongbok-gung (Linha 3 estação Gyeongbokgun, saída # 5) (Entrada $3, ou $10 para um ticket combinado) – construído em 1395, este é o maior, mais bonito e famoso dos 5 palácios de Seoul que foram construídos durante a dinastia Joseon. ele também é um dos melhores exemplos da arquitetura tradicional coreana. Seu nome significa “Palácio grandemente abençoado pelo paraíso”. A troca da guarda ocorre a cada hora a partir da 1000 até 1500 no portão Heungnemun.

Villa Bukchon (Linha 3 estação Anguk, saída 3) – combinado de típicas casas de madeira coreanas.

Palácio Changdeok-gung (Linha 3 estação Anguk) (Entrada $3, ou $10 para um ticket combinado) – listado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade, este palácio é o segundo mais importante de Seul. Construído em 1405, serviu de casa do poder entre 1618 e 1896. Tours em inglês as 1030 e 1430.

Torre Jongno (Linha 1 estação Jonggak, saída # 3) – torre de 33 andares localizado no centro comercial e histórico oferece excelentes vistas da cidade. 

Parque Tapgol (Da torre Jongno siga oeste pela rua Jongno 2-ga) – também conhecido por Parque Pagoda, foi construído em 1897 sendo o primeiro de Seul. Ele contem vários tesouros nacionais incluindo Wongaksaji Sipcheungseoktap, Weongaksabi e Palgakjeong onde a proclamação da republica foi declarada.

Bairro Isadong (Saida do parque Tapgol e vire a direita, e depois esquerda) – local ideal para compra de souvenirs coreanos, este bairro tem um ar descontraído e animado. Também é um bom lugar para um almoço rápido.

Memorial da guerra da Coreia (No final da rua Isadong, vire a direita até a estação Anguk, pegue o metro até Chungmuro e depois a linha 4 até Samgakji , saída # 12) – Lugar ideal para entender um pouco mais sobre a história do país e a comovente guerra com a Coreia do Norte.

Portão Namdaemum (linha 1, estação City Hall) – símbolo de Seoul e considerado um tesouro nacional.

Mercado Namdaemun (Pqgue o metro até a estação Hoehyeon , saída 5) – maior e mais antigo mercado de Seul, Namdeamun vendo tudo o que se pode imaginar e é um excelente local para finalizar o dia.

Segundo Dia
Museu nacional da Coreia (Linha 4 estação Ichon) – maior museu da Coreia com cerca de 220.000 objetos em exposição.

Córrego Cheonggyecheon (Linha  estação ) – antes poluído e coberto por uma rua, hoje o rio Cheonggyecheon é um ponto de interesse para quem visita Seul, limpo tornou-se uma região agradável para um passeio a pé.

Templo Jogyesa (Linha  estação ) – um dos templos budistas mais bonitos e famosos da Coreia.

Santuário Jongmyo (Linha  estação ) (Entrada $1) – dedicado a família real e membros das dinastias coreanas, trata-se do mais famoso santuário do país.

Palácio Deoksu-gung (estação City Hall ) (Entrada $1) – construído no século 19, sua arquitetura sofre bastante influência do ocidente.

Palácio Changgyeong-gung (linha 4, estação Hyehwa ) (Entrada $1) – construído originalmente em 1104 como palácio de verão para os reis da dinastia  Koryo, este se tornou um dos principais palácios durante a dinastiac Joseon.

Teatro MyeongDong NANTA (Linha 4 estação Myeongdong, saída # 6) (entrada $70 – $40) – show culinário coreano que esta em cartaz desde 1997. Atração para quem busca algo exótico para fazer enquanto na Coreia.

Terceiro Dia
Parque Nacional Bukhasan (linha 3, estação Gupabal, saída 1) – listado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade, esta fortaleza foi construída entre 1794 e 1796 como forma de devoção de Jeongjo, 22 

Torre N Seoul (Estação Myeongdong, saída 2 e 3, de lá pegue a van # 2 Namsan sunhwan) – localizada no parque Namsan, a torre fica a 480 metros acima do nível do mar. Num dia claro, é possível observar a cidade de Seul a partir de seu deck. 

Fortaleza Hwaseong/Suwon (cerca de 30 km de Seul, linha 1 (Cheonan), estação Suwon) (Entrada $1) – listado pela UNESCO como patrimônio mundial da humanidade, esta fortaleza foi construída entre 1794 e 1796 como forma de devoção de Jeongjo, 22 rei da dinastia Joseon. 

Templo Bongeun (Linha  estação ) – importante e tradicional templo budista e o mas visitado de Seul.

Seven Luck Casino (Bairro Gangnen, no COEX Intercontinental).

Informações úteis:

Embaixada do Brasil: 4F-5F 141, IHN Gallery Bldg, Palpan-dong, Chongro-gu +82 2 3444-5961 ()

  • Assistência médica com atendimento em inglês: Medical Referral Service +82 10 4769-8212
  • Farmácias são facilmente reconhecidas onde estão os encontrar o caracter  약.
  • Ajuda com o idioma: The Seoul Global Center (3rd Floor of the Seoul Press Center, 25 Taepyeongno 1(il)-ga, Jung-gu)
  • Para chamar a polícia em caso de emergência:  112

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *